Eurocopa


Cquote1.svg Você quis dizer: Copa do Mundo sem Brasil e Argentina Cquote2.svg
Google sobre Eurocopa
Cquote1.svg BUÁÁÁÁÁÁ! Cquote2.svg
Portugal sobre Eurocopa 2004
Cquote1.svg CHUUUPAAA!!! Cquote2.svg
Grécia respondendo comentário acima

EurocopaEditar

 
Grécia campeã, uma das maiores zebras da história do futebol.

A Eurocopa (que a Wikipédia chama de Campeonato Europeu de Futebol) é a principal competição de seleções da Europa, e assim como a Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos, onde as equipes riquinhas da Europa disputam esse campeonato disputado desde 1960 até os dias de hoje, e conta com as principais seleções da Europa, e tem até eliminatórias (A Copa América é tão mixuruca que não tem nem eliminatórias, e ainda por cima precisa ficar convidando times pra disputar essa porcaria), nessa competição até os cavalos paraguaios como Portugal, Espanha e Países Baixos já ganharam, e outros times cagões como Grécia e Dinamarca às vezes consegue dar uma cagada e disputar a Copa das Confederações

História da EuroEditar

Estreantes em itálico.

1960 - FrançaEditar

Com a desistência de praticamente todo o bloco ocidental (a França só não desistiu porque era sede e teve que participar), a competição (que só tinha quatro times, portanto era bastante sem graça) ficou bem mais fácil.

1964 - EspanhaEditar

Momento raro em que a Espanha consegue ganhar alguma coisa.

1968 - ItáliaEditar

Viva la Azzurra.

1972 - BélgicaEditar

Agora é a vez da Alemanha.

1976 - IugosláviaEditar

Competição disputada em um país que não existe, ganha por um país que não existe. Primeira competição internacional decidida nos pênaltis: diz-se que o gol da vitória, marcado por Antonín Panenka, foi uma grande influência na vida de jogadores como Neymar, Alexandre Pato, Francesco Totti e Andrea Pirlo.

 
Segundo a Adidas, Petr Čech ganhou a Euro 1976 sozinho.

1980 - ItáliaEditar

Alemanha de novo. Aqui a competição foi expandida para oito equipes, porque finalmente se tocaram que ninguém queria ver um campeonato só com quatro times que ainda por cima tinha decisão de terceiro lugar.

1984 - FrançaEditar

Tal como na Copa do Mundo, a França precisa sediar duas vezes pra ser campeã.

1988 - Alemanha OcidentalEditar

Só na Eurocopa pra esses cavalos paraguaios serem campeões.

1992 - SuéciaEditar

WTF?? Dinamáquina? Só na Eurocopa mesmo.

1996 - InglaterraEditar

Putz! Nem em casa a Inglaterra conseguiu. Primeira edição com 16 equipes pois, como se sabe, com o advento da queda da União Soviética em 1991 (que foi durante as Eliminatórias da Euro 92, motivo pelo qual não deu para fazer antes), vários outros países do Leste Europeu foram na onda e se fragmentaram em mais de oito mil estados menores. Expandir a competição foi o único jeito de ser justo com alguns deles que ainda sabiam jogar um pouco de bola, além de ser o único jeito de fazer a Itália parar de reclamar que só se classificava pra Euro de oito em oito anos.

2000 - Bélgica e HolandaEditar

França campeã de novo.

2004 - PortugalEditar

Que vergonha! Grécia campeã, em cima dos portugas. Até hoje ninguém sabe como um timeco desse conseguiu tal feito... Portugal foi fudido pela Grécia -- duas vezes, ainda por cima! Eles perderam o jogo de abertura e perderam a final! Ninguém merece!!

2008 - Áustria e SuíçaEditar

Depois dessa, a Espanha é a favorita pra ganhar a Copa do Mundo (Ou não).

2012 - Polônia e UcrâniaEditar

Espanha campeã de novo. Balotelli vivia dizendo que ia fazer 4 e no fim ficou de quatro e vão ter muita história para contar depois.

2016 - FrançaEditar

O time da padaria levou a taça pra provar que não é só um timinho pipoqueiro. Em homenagem ao país-sede, o campeonato foi expandido para 24 times.

2021 - Sem Sede FixaEditar

Pela primeira vez, a Eurocopa foi sediada em 11 cidades européias, seria em 12 se Bruxelas não tivesse traído o movimento, por causa do corona foi adiada pra 2021.

CampeõesEditar

Ano Campeão Vice
1960   União Soviética   Iugoslávia
1964   Espanha   União Soviética
1968   Itália   Iugoslávia
1972   Alemanha Ocidental   União Soviética
1976   Tchecoslováquia   Alemanha Ocidental
1980   Alemanha Ocidental   Bélgica
1984   França   Espanha
1988   Países Baixos   União Soviética
1992   Dinamarca   Alemanha Ocidental
1996   Alemanha   Tchéquia
2000   França   Itália
2004   Grécia   Portugal
2008   Espanha   Alemanha
2012   Espanha   Itália
2016   Portugal   França
2020   Itália   Inglaterra

Ver tambémEditar